Vídeo “Produzido em São Paulo” revela cidade rural pouco reconhecida

Por AHPCE

E-mail

A mensagem de que São Paulo pode se tornar um caso exemplar para a produção orgânica, com seu mercado consumidor de cerca de 11 milhões de habitantes e áreas rurais que sustentam a qualidade de vida, é o pano de fundo do vídeo “Produzido em São Paulo” – iniciativa das organizações da sociedade civil que compõem a Plataforma de Apoio à Agricultura Orgânica na Cidade de São Paulo, que veem na agroecologia urbana o caminho para o município compensar seu enorme impacto ambiental, investindo em alimentos saudáveis e, consequentemente, na proteção do clima, água, ar e na saúde das pessoas.

O vídeo traz os resultados da Semana de Agroecologia, realizada em maio de 2013 na Câmara Municipal de São Paulo, e que representa um marco nas políticas públicas para o fortalecimento da produção orgânica na cidade, em que parlamentares e sociedade civil passaram a assumir compromissos conjuntos, a exemplo da construção do Projeto de Lei da Merenda Orgânica em São Paulo. Nasce também no âmbito da Plataforma, lançada em 2012, para comprometer candidatos a prefeito e vereador com a zona rural de São Paulo.

Em linguagem atraente e cativante, com base em histórias vivas e atuais, o filme dá voz a produtores, consumidores e especialistas no tema, revelando a relação entre a produção de alimentos orgânicos e a qualidade de vida do paulistano. O lançamento aconteceu em 16 de outubro, na Câmara Municipal de São Paulo, durante o ato Oficial da Semana Mundial da Alimentação.

Segundo os organizadores do vídeo, é possível transmitir às pessoas o valor de quem produz respeitando a terra e o alimento, e ao mesmo tempo viável ter políticas públicas que consideram o aspecto ambiental e social no sistema de produção, a exemplo das propriedades que protegem a água da cidade.

Se São Paulo possui 443 agricultores cadastrados em seu território, apenas a pequena parcela de dez produtores são orgânicos, comercializando seus produtos principalmente nas oito feiras orgânicas existentes hoje na cidade. Mas são os depoimentos e situações apresentadas pelo vídeo “Produzido em São Paulo” que revelam a dimensão do potencial de crescimento desse ecomercado.

Frequentadores da Feira do Modelódromo no Ibirapuera, por exemplo, questionam visão do alto custo dos orgânicos e reforçam sua economia em termos de saúde, evitando impactos do envenenamento por agrotóxicos. Já os produtores mostram o desafio da certificação orgânica, aliado ao prazer em se trabalhar em harmonia com a terra.

Assista a “Produzido em São Paulo” e compartilhe: http://www.youtube.com/watch?v=Dx1cH8keL64

Um pensamento sobre “Vídeo “Produzido em São Paulo” revela cidade rural pouco reconhecida

  1. Adolfo Borges disse:

    valeu Gui!! chega de luta!! vamos pela construção!!
    abração

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s